COMUNICADO IMPORTANTE


Informo que a Autora do Blog faleceu em 16 de Abril de 2023, e, por conta disso, este espaço não será mais atualizado, e também não haverá aprovação de novos comentários.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

... A Oração ( vale a pena ver) ...



Suzana Herculano-Houzel (Rio de Janeiro, 1972) 
é a quarta melhor Neuro Cientista do mundo! 
Foi convidada para trabalhar nos EUA. 
Ela é uma neurocientista 
conhecida por seu trabalho de divulgação científica. 
Graduada em biologia, possui mestrado, 
doutorado e pós-doutorado em neurociência. 
É professora universitária, escreveu diversos artigos, livros.
Seu principal campo de pesquisa é neuroanatomia comparada. 
Suas descobertas incluem 
um método de contagem de neurônios em cérebros humanos 
e de outros animais. 
E a relação entre a área e espessura do córtex cerebral 
e o número de dobras em sua superfície.

Esse pequeno vídeo, nos mostra o que ela fala da Oração.
Vale a pena ver.
Palavras simples, porém muito sábias
 e de uma profundidade impar.



( Texto com teor das palavras do vídeo)
Sempre tem um propósito muito maior 
do que muitas vezes, enxergamos.
 As pessoas muitas vezes 
consideram que a oração 
é simplesmente uma forma de nós nos colocarmos 
na posição de seres humanos inferiores 
prestando homenagem, 
reconhecendo que existe um DEUS superior. 
Mas a oração, e isso está provado cientificamente 
 atua numa região do nosso cérebro 
que é o sistema límbico especificamente na região mesolímbica 
e ali ela faz com que libere substâncias muito importantes 
que trazem para nós um senso de pertencimento,
  melhora a nossa autoestima e faz com que nós sintamos 
uma sensação de bem-estar muito grande. 
Isso é comprovado cientificamente.
 Estar em oração, 
e esta é a proposta da oração, é abrir o nosso coração 
como se abre a um melhor amigo. 
E quando nós vamos a uma sessão terapêutica 
o que nós queremos é contar o que vai no nosso coração 
na certeza de que alguém que está ali para nos ouvir 
vai não somente nos ouvir, 
mas também nos indicar um caminho melhor para seguir,
 uma nova forma de pensar, de lidar com os nossos problemas. 
Quando abrimos o nosso coração para DEUS, 
é exatamente isso que está acontecendo. 
Eu posso dizer isso como estudiosa do assunto, 
mas principalmente como Cristã e digo isso com muita certeza 
que não existe melhor psicoterapia do mundo 
do que a oração.
Porque quando eu ajoelho diante de DEUS 
eu estou dizendo, sim SENHOR eu tenho as minhas fragilidades 
e acredito que o SENHOR pode resolver todas elas, 
e ELE pode resolver. 
E quantos nós conhecemos  que tem as suas vidas resolvidas, 
ou tem pelo menos encontrado esperança a partir da oração. 
E por isso que também vai as dias 
que a oração não pode ser uma repetição, 
porque só repetindo nós não estamos refletindo 
não estamos colocando diante de DEUS 
angústias ou as alegrias daquele dia, daquele momento, 
não estamos sendo autênticos.
 A oração é isso 
e é por isso que funciona por família,
 é por isso que funciona entre somente mim e DEUS. 
É colocar o que sinto, é colocar as minhas fragilidades 
e também colocar os meus progressos 
diante de "alguém" que pode me ouvir,
 que pode aplaudir e que pode me ajudar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário