Nossos antepassados tinham uma vida nômade.
Viviam errantes pelo 'seu mundo'.
Caçavam, pescavam para saciar a fome
e procuravam lugares seguros
para se protegerem do mal tempo e para passar a noite.
O homem (ser humano), tem 3 necessidades.
A necessidade primária, a secundária e a terciária.
Num dado momento,
o homem percebeu
que deveria se estabelecer num lugar fixo,
onde eles poderiam continuar vivendo bem,
e que oferecessse a eles uma de suas necessidades primárias,
que é a água.
É extasiante essa volta ao passado.
E foi assim que nossos antepassados
começaram a ter uma vida sedentária
escolhendo sempre
a beira de um rio para se estabelecerem.
E foi assim que nossos antepassados
começaram a ter uma vida sedentária
escolhendo sempre
a beira de um rio para se estabelecerem.
Ficavam limitados as margens do rio onde tinham escolhido para fixar residência.
A observação era das coisas latentes neles.
E com isso perceberam que se podia boiar na água
pela obsevação de uma folha.
Nem a chuva.
e nem um peso, faziam a folha afundar.
Partiram para procurar na natureza
elementos que não afundassem na água.
Agora nossos ancestrais
já podiam chegar facilmente na outra margem do rio
e fazer suas explorações.
E naquele momento nasceu a navegação.
Um dia, uma fortíssima tempestade
acompanhada de uma grande ventania,
derrubou uma árvore sobre um rio.
E nossos ancestrais comemoraram,
pois agora poderiam fazer a travessia do rio
sem cansar os braços, e sem limites para os atravessadores.
Nessa hora nascia a ponte.
Mas eles respeitavam a natureza
e não sairam cortando árvores.
Começaram a procurar material que pudessem usar
no lugar do tronco de ávores,
para se locomoverem de um lado para outro.
Encontrar um desenho que nos mostre
como foram elaboradas as primeiras pontes não temos.
Mas podemos visualizar como foi bonito esse trabalho.
Talvez demorado.
Mas foram nossos ancestrais,
os engenheiros que idealizaram essa criação.
E esse trabalho maravilhoso deles,
nos deixa apreciar hoje obras magníficas.
-·=»‡«=·-
A ponte Qingdao Haiwan,
localizada na cidade de Qingdao, na província de Xantum,
na República Popular da China,
foi construída em apenas quatro anos,
com a construção iniciada em 2007
e a inauguração ocorrendo em 30 de junho de 2011.
A ponte tem 42 500 metros de extensão.
A construção da ponte Qingdao Haiwan
teve por objetivo diminuir a viagem
entre a parte central da cidade
e o subúrbio de Huangdao em 30 km.
Outras características
que valorizam a construção são de proteção.
A ponte chinesa foi planejada
para aguentar grandes desastres naturais
como terremotos e pode suportar até mesmo
a batida de um navio de até 300 mil toneladas.
Isso se deve à sua estrutura,
com mais de 5.200 colunas de sustentação.
-·=»‡«=·-
A ponte U Bein atravessa o lago Taungthaman,
perto de Amarapura uma antiga capital de Mianmar
e agora um município da cidade de Mandalay,
localizado no centro de Birmânia.
A ponte de 1,2 km foi construída por volta de 1850
e acredita-se ser a ponte mais antiga e mais longa
de madeira de teca do mundo.
A madeira teca é conhecida pela sua altíssima qualidade
e durabilidade,
incluindo uma alta resistência aos danos causados pela umidade,
ao ataque de cupins e fungos e de cor castanho-dourado
A Madeira Teca é proveniente de uma árvore
conhecida como Tectona grandis.
-·=»‡«=·-
No início do século XX,
especialmente após o Terremoto de 1906,
a cidade de São Francisco
passou por um período de ascensão econômica
e imediatamente surgiu a necessidade de conectá-la
com as regiões vizinhas a fim de desenvolver a economia
nas cidades ao redor da Baía de São Francisco.
A cidade de São Francisco
é cercada por água por quase todos os lados,
com exceção da porção de terra
que a liga com a região maior,
o que faz dela uma península.
A necessidade de se conectar com as regiões vizinhas
tomou a forma de uma estrutura rodoviária.
A ideia de uma ponte cruzando o Golden Gate
surgiu pela primeira vez
num artigo do jornalista James Wilkins em 1916.
A idéia representava um grande desafio,
já que o Golden Gate era conhecido
pelos fortes ventos e correnteza.
A Golden Gate Bridge (Ponte do Portão Dourado)
está localizada no estado da Califórnia, nos EUA,
que liga a cidade de São Francisco a Sausalito,
na região metropolitana de São Francisco,
sobre o estreito de Golden Gate.
É uma ponte pênsil.
Sua construção começou em janeiro de 1933
e teve a sua abertura em 27 de maio de 1937.
Seu comprimento total é de 2.737 metros.
O vão de 1.280 metros entre as duas torres,
é créditado ao engenheiro alemão Joseph Strauss.
Sua cor é vermelha.
Essa ponte foi feita para veículos,
mas possui largas calçadas
que permitem que todos a atravessem.
A ponte Golden Gate
é o lugar onde mais se cometem suicídios no mundo.
-·=»‡«=·-
A ponte Luís I,
é uma ponte em estrutura metálica com dois tabuleiros,
construída entre os anos 1881 e 1888,
ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia
(margem norte e sul, respetivamente)
separadas pelo rio Douro, em Portugal.
Esta construção veio substituir
a antiga ponte pênsil que existia no mesmo local
e foi realizada mediante o projeto
do engenheiro belga Théophile Seyrig.
A ponte foi inaugurada em 1886 (tabuleiro superior)
e 1888 (tabuleiro inferior e entrada em total funcionamento).
Seu comprimento total é de 385,25 metros.
Conta-se que devido à ausência do rei D. Luís I na inauguração,
decidiu a população do Porto,
em resposta ao ato desrespeitoso,
chamá-la de ponte Luís I.
Desde 2005 o seu tabuleiro superior
serve a Linha D do Metro do Porto
e no tabuleiro inferior aos automóveis.
-·=»‡«=·-
A ponte Hussaini está localizada
no norte do Paquistão.
É tida como a ponte mais perigosa do mundo.
Mas essa estrutura de corda e madeira,
é a maneira mais fácil dos moradores das aldeias
chegarem ao outro lado do rio Hunza,
sem ter que caminhar
por quatro horas para dar a volta.
no norte do Paquistão.
É tida como a ponte mais perigosa do mundo.
Mas essa estrutura de corda e madeira,
é a maneira mais fácil dos moradores das aldeias
chegarem ao outro lado do rio Hunza,
sem ter que caminhar
por quatro horas para dar a volta.
-·=»‡«=·-
A ponte Nanpu foi a primeira ponte construída
para atravessar o rio Huangpu em Shangai, China .
É um dos principais facilitadores
para o desenvolvimento contínuo e rápido
do Distrito de Pudong.
A concepção e localização da ponte
também a tornou uma atração turística.
Oficialmente a obra começou em 15 de dezembro de 1988
e foi concluída em 20 de junho de 1991.
Projetada apenas para veículos,
essa ponte espanta os pedestres.
No entanto, é muito bonita,
com seus cabos que suspendem o maior vão
e acaba num extenso anel em forma de espiral.
O comprimento total da Nanpu é 8.346 metros.
A ponte principal é 846 metros
e o comprimento total caracol circular elevado é de 7500 metros.
Com uma altura de 46 metros sobre a água,
navios de até 55 mil toneladas
são capazes de navegar por baixo dela.
-·=»‡«=·-
A ponte Bamboo Cane na Village Kabua,
República do Congo, na África Central,
nos mostra sua beleza pela simplicidade.
Construída como uma passagem para os habitantes locais atravessarem o rio,
nos mostra o uso do bambu que é sustentável
e pode ser facilmente consertado.
em Tokyo, Japão, foi construída com 300 varas de bambu Moso.
Ela mostra a versatilidade do bambu como um material de arte,
indo do belo ao prático.
Esta ponte em Manila
mostra o que você pode fazer
se for capaz de trabalhar com o bambu.
Ela encontra-se nos Jardins Chineses em Rizal, Manila.
Nenhum comentário:
Postar um comentário