COMUNICADO IMPORTANTE


Informo que a Autora do Blog faleceu em 16 de Abril de 2023, e, por conta disso, este espaço não será mais atualizado, e também não haverá aprovação de novos comentários.

segunda-feira, 6 de junho de 2022

... Façam silêncio ...


Façam Silêncio 

                                              Pablo Neruda 


Agora  deixem-me em paz. 
Habituem-se estar sem mim.

Vou cerrar os meus olhos,
e só quero cinco coisas, cinco raízes preferidas.

Uma é o amor sem fim.

A segunda é ver o outono.
Não posso ser, sem que as folhas voem e voltem à terra.

A terceira é o grave inverno,
a chuva que amei, a carícia do fogo no frio silvestre.

Em quarto lugar o verão
redondo como uma melancia.

A quinta coisa são teus olhos, meu bem amado.
Não quero dormir sem teus olhos,
não quero ser sem que me olhes.
Eu mudo a primavera para que me sigas olhando.

Amigos, isso é quanto quero.
É quase nada e quase tudo.
Agora se querem, podem ir.

Vivi tanto que um dia terão de por força me esquecer,
apagando-me do quadro negro.
Meu coração foi interminável.

Porém, por que peço silêncio, não creiam que vou morrer
passa comigo o contrário, sucede que vou viver.
Sucede que sou e que sigo.
Não será. 
Pois lá bem dentro de mim crescerão cereais,
primeiro os grãos que rompem
a terra para ver a luz,
porém, a mãe-terra é escura,
e dentro de mim sou escura.
Sou como um poço em cujas águas
a noite deixa suas estrelas, e segue sozinha pelo campo.

Sucede que tanto vivi que quero viver outro tanto.
Nunca me senti tão sonoro, nunca tive tantos beijos.

Agora, como sempre, é cedo.
 A luz voa com suas abelhas.
 Deixem-me  sozinho com o dia.
Peço permissão para nascer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário