COMUNICADO IMPORTANTE


Informo que a Autora do Blog faleceu em 16 de Abril de 2023, e, por conta disso, este espaço não será mais atualizado, e também não haverá aprovação de novos comentários.

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

... Nossa Senhora "Aparecida"...(2)

E voltando a Aparecida do Norte.
Deixar aqui, um pouco da Basílica Nova,
e um fato que realmente me deixou muito triste.
A Basílica Nova é um monumento lindo e maravilhoso.
Por mais que queiramos descrever a grandiosidade,
é impossível.
Só mesmo estando lá,
pode-se sentir a dimensão da obra.
Tudo é maravilhoso.
A organização, limpeza, o espaço em si.
É tudo lindo.
Agora vamos ver um pouco do interior da Basílica.







Mas não poderia faltar a visita ao mirante da Basílica.
Ao chegar no local que dá acesso ao mirante,
 deparei com uma escultura enorme,
e curiosa, perguntei de quem era.
A moça até com ar de ironia, respondeu:
- Não reconheceu.
 É São José no tamanho natural.
Então respondi:
- É ele?
 Não sabia que São José era tão alto assim.
Entendi depois, que  ela quis dizer 
que era uma  imagem semelhante a original,

Depois de pedir desculpas a São José por minha ironia,
virando para a direita, vi uma grande vitrine.
Nessa vitrine está o nicho usado
na coroação de  Nossa Senhora em 1904.


Mas e o Mirante, como chegar lá.
Bem a frente dessa vitrine, estava o guichê de venda
de "passagem" para se chegar ao Mirante.
Até aí tudo bem.
A moça atendente,
perguntou se não queria visitar o museu também.
- Museu? Claro que quero.
Ela então informou que para ir ao museu,
 tinha um adicional no valor.
Tudo bem, fazer o quê.
Quem tá na chuva, tem que se molhar.


A subida para o Mirante é de elevador.
A vista lá do Mirante é muito bonita.
Chegamos a vislumbrar a curva do Planeta.

Na volta, quando o elevador está descendo,
só quem está com um adesivo colado na roupa,
pode descer no 2º andar para visitar o museu.

Eu estava irriquieta,
e uma moça a entrada do museu,
 fazendo recomendações,
entre as quais  a de que não se pode fotografar
nada no museu.
Finalmente entrei no museu.
Como todo restante da Basílica,
lindíssimo.
Mas nada do que esperava ver,
encontrei lá.
Simplesmente passei por alguns corredores do museu.
Um tanto decepcionada, já ia sair,
quando vi o manto que Princesa Isabel
ofereceu a Nossa Senhora em 1868.
Fui até a vitrine.
Lindo o manto, já bem descorado,
mas a beleza está intacta.
Os fios dourados do bordado, a textura do tecido.
Ao lado do manto,
estavam  4 coroas que foram finalistas
para colocarem na imagem de  Nossa Senhora
em comemoração ao centenário de sua coroação.
A coroa doada pela Princesa Isabel,
 não estava junto ao manto.
Quando sai, perguntei pela coroa.
E a moça muito educadamente me explicou,
que a coroa nova, apesar de muito bonita,
 não tinha sido bem aceita,
e que então voltaram com a coroa
que fora presente de princesa Isabel,
para a Imagem.


Dali, fui para a Sala das Promessas
ou dos Milagres como chamam também.
Pela indicação da seta eu havia chegado.
Mas estranhei o local, pois o conheci anteriormente.
Era uma loucura.
Via-se de tudo.
Era um verdadeiro emaranhado de peças.
Mal dava para se andar nos corredores.
Panelas de pressão, com tampas retorcidas,
cada uma mais assustadora que a outra.
E foi uma das coisas que me chamou a atenção,
a falta das panelas.
Em um balcão tinham 5 moças atendentes.
Cheguei até elas e perguntei,
onde era a Sala das Promessas.
E a resposta foi:
- A senhora está nela.
Então perguntei:
- E as panelas?
As fotos?
E tudo que tinha aqui?
A moça me disse que estava guardado,
na Reserva Tecnica (acho que foi esse nome).
Que agora tinha ali, como se fossem representações
de tudo que tinha antes
mas as fotos estão todas aqui.
Eu perguntei:
- Onde?
A moça pediu que eu olhasse para o teto.
As fotografias, cobrem todo o teto,
e ficou muito bonito.

No museu não podia fotografar,
mas ali podia.


Depois de andar pela sala todinha,
por mais de uma vez,
e sem conseguir encontrar uma coisa
que queria muito rever e fotografar,
voltei ao balcão e perguntei
pela pedra com a marca da ferradura do cavalo
do homem ateu e a corrente do escravo Zacarias.
Duas provas de milagres acontecidos.
A moça me disse que agora, ficam no museu.
Quando ouvi isso, lágrimas rolaram pelo meu rosto.
Agora quem quiser ver esses objetos,
frutos de milagres,
tem que pagar,
e isso me deixou decepcionada demais.
Porém,  alguns anos atrás, quando estive lá,
eu tinha fotografado,
escaniei e estou colocando aqui na postagem,
pois é um direito de todos,
 verem essas peças sem precisar pagar.



Muita coisa linda  se tem
para escrever sobre a Mãe de JESUS.
Falar de Maria é um assunto inesgotável.

Em uma outra postagem,
falaremos do atentado sofrido pela Imagem,
em 1978.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário