COMUNICADO IMPORTANTE


Informo que a Autora do Blog faleceu em 16 de Abril de 2023, e, por conta disso, este espaço não será mais atualizado, e também não haverá aprovação de novos comentários.

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

... As Três Peneiras ... Sócrates ...


As Três Peneiras

O texto das três peneiras é atribuído a Sócrates.

 Sócrates sempre pautava a sua vida
 sob  esses três pilares:
Verdade - Bondade - Necessidade.




 Um homem, procurou Sócrates e disse-lhe:
 - Preciso contar-lhe algo!
Você não imagina o que me contaram
a respeito de ...
Nem chegou a terminar a frase,
Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
 - Espere um pouco.
O que vai me contar
 já passou pelo crivo das três peneiras?
- Peneiras? Que peneiras?
 - Sim. A primeira é a peneira da verdade.
Você tem certeza de que o que
vai me contar é absolutamente verdadeiro?
- Não. Como posso saber?
O que sei foi o que me contaram! 
- Então suas palavras já vazaram a primeira peneira.

Vamos então para a segunda peneira: a bondade.
O que vai me contar,
gostaria que os outros falassem a seu respeito?
- Não! Absolutamente, não!
- Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira.

Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade.
Você acha mesmo necessário contar-me esse fato,
ou mesmo passá-lo adiante?
Resolve alguma coisa?
Ajuda alguém?
Melhora alguma coisa?
- Não... Passando pelo crivo das três peneiras,
compreendi que nada me resta do que iria contar.

E o sábio sorrindo concluiu:
 - Se passar pelas três peneiras, conte!
 Tanto eu, quanto você e os outros
 iremos nos beneficiar.
Caso contrário, esqueça e enterre tudo.
Será um enredo a menos para envenenar o ambiente
e fomentar a discórdia entre irmãos.
Devemos ser sempre
a estação terminal
 de qualquer comentário infeliz!
Da próxima vez que ouvir algo,
antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante,
 submeta-o ao crivo das três peneiras.






Nenhum comentário:

Postar um comentário