COMUNICADO IMPORTANTE


Informo que a Autora do Blog faleceu em 16 de Abril de 2023, e, por conta disso, este espaço não será mais atualizado, e também não haverá aprovação de novos comentários.

terça-feira, 2 de março de 2021

... Lenda do Baobá ...

Essa é uma história típica de Angola, 
que nos conta sobre como DEUS criou o Baobá.


Há muito e muito tempo atrás, no continente africano, 
DEUS estava criando o mundo. 
ELE já tinha construído a terra, a grama 
e até mesmo algumas flores e lagos, 
quando resolveu criar a primeira árvore.  
Então DEUS criou o Baobá, 
uma árvore muito grande e grossa, ao lado de um lago. 
Depois ELE criou outras árvores e disse:
- O Baobá é a primeira árvore da Terra! 
EU o criei grande, resistente e longevo porque quero 
que ele ajude os humanos a evoluírem, 
quando eu os trouxer para cá. 
É por isso que um Baobá viverá 6 mil anos!
 
DEUS tinha criado uma árvore que era capaz de atravessar os milênios, acumulando toda a sabedoria ancestral
 e entendimentos importantes sobre a vida e os humanos, 
mas o Baobá não estava feliz com isso. 
Ele não entendia...
O Baobá olhava pelo reflexo do lago,
via outros tipos de árvores 
e reclamava com DEUS:
- Por que aquela árvore tem folhas amarelas e eu não tenho?

- Para você EU não quis dar folhas amarelas, Baobá! 
Mas eu quis que você fosse alto. 
Você pode ter até 30 metros de altura,
 porque EU te criei para poder ver mais longe. 
Você não precisa de folhas amarelas para isto!

- Ah, entendi. 
Mas por que aquela outra tem uma flor perfumada e eu não tenho?

- Baobá, EU te criei para ser sábio! 
Você pode viver mais do que qualquer uma delas.

- O Baobá teimoso dizia:
-Isso não é verdade! 
O SENHOR  já deve ter criado outras árvores 
que podem viver bem mais do que eu. 
Por que aquela tem o tronco diferente do meu?

- Baobá, o seu tronco é assim 
porque você pode armazenar 120 litros de água dentro de você. 
 Isso permite que você sobreviva a períodos difíceis. 
Mas o seu tronco também é assim porque ele precisa ser oco, 
para que seja possível guardar as memórias 
de todas as gerações da vida dentro de você. 
Eu criei cada uma das árvores para alguma coisa.
 Todas vocês são diferentes, 
não queira que vocês sejam iguais, Baobá. 
A diversidade é o segredo da vida e da natureza. 
 
- Más já tem outras árvores mais bonitas que eu!
 
- Baobá, meu filho, entenda uma coisa. 
Não tem porque ficar se comparando com as outras árvores. 
Você é especial e único para mim. 
Você é um Baobá. 
Cada árvore eu criei para uma coisa, lembre-se.
 Além do mais, você foi a primeira que eu criei,
 tem algo muito especial nisso, te dei tudo o que eu tinha de bom. 
Olhe, a sua semente leva 10 anos para germinar.
 Isso é muito tempo! 
Precisei, por exemplo, criar árvores que crescessem mais rápido, 
mas elas morrem mais rápido também 
e aprendem menos sobre a vida ....

- Mas isso não é justo, de jeito nenhum! 
Eu queria ser como as outras árvores que vejo pelo reflexo do lago. 

DEUS então foi ficando chateado 
pelo Baobá não entender a sua importância. 
E para que ele parasse de ver as outras árvores 
e se comparar com elas, 
DEUS resolveu virá-lo de cabeça para baixo.
E o que ficou para cima foram as raízes, 
enquanto a copa e as folhas do Baobá ficaram enterradas.

- Baobá, me desculpe… 
Mas fiz isso para você aprender a olhar para si 
e não para as outras árvores. 
Você é especial porque é justamente quem você é, um Baobá. 
Tenho certeza de que se você parar de olhar as outras árvores, 
vai conseguir descobrir como é importante ser você. 
Não precisa ter inveja, meu filho, você é único e especial para mim.

Passou algum tempo até que o Baobá conseguisse entender 
quem ele era. 

Então, DEUS voltou e perguntou:
- Meu filho, já conseguiu ver a si próprio?

- Sim ... Eu sou o Baobá!
 A Árvore mais antiga e sábia do mundo. 
Eu nasci junto com o mundo, 
por isso, serei a conexão entre os homens e o SENHOR. 

- Exatamente! Você é a árvore da vida. 
A vida será muito importante para os homens.
 Você deve ajudá-los a entendê-la.

- Eu sou grande desse jeito porque sou um pilar, 
o pilar do mundo e da resistência…
 Resistência ao tempo e todas as experiências que podem vir dele! Sejam boas ou ruins, por isso sou como sou 
e tenho as características que tenho, 
porque posso sobreviver e aprender. 
Então, posso ensinar. 

- Sim, é isso mesmo, Baobá! Você é magnífico! 
Acho que já posso te desvirar então…

- Não faça isto, por favor! 
Acho que devo ficar exatamente como estou. 
Ficamos mais sábios quando estamos de cabeça para baixo, 
além do mais… será mais fácil conversar com os humanos 
nessa posição, minha boca está mais próxima do solo.

- Tudo bem, então,  Baobá! 
Como você preferir... O importante é ser você.

E foi assim que DEUS criou o Baobá. 

E é por isso que até hoje as pessoas se encantam por ele, 
porque quando o avistam de longe 
veem que ele está de ponta cabeça, e quando se aproximam, percebem que ele está exatamente como deveria estar,
 porque, assim, elas conseguem ouvir os conselhos do Baobá 
sobre a vida, sobre crescer e transcender. 
Afinal, todas as memórias do mundo
 estão guardadas no seu tronco oco. 

Não há sabedoria da vida 
que não esteja dentro do tronco de um Baobá. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário