COMUNICADO IMPORTANTE


Informo que a Autora do Blog faleceu em 16 de Abril de 2023, e, por conta disso, este espaço não será mais atualizado, e também não haverá aprovação de novos comentários.

domingo, 3 de novembro de 2019

... Uma manhã diferente ...

                                                            


No Brasil, o dia 02 de novembro é dedicado aos falecidos.
Por estarmos um pouco distante da minha cidade,
para poder fazer uma oração 
por nossos entes queridos já falecidos,
fomos aqui, ao Cemitério do Morumbi.
Nesse cemitério estão os restos mortais de uma pessoa 
que foi muito amado, sem querer exagerar,
não só por nós brasileiros,
como também por muitas pessoas de nosso Planeta.
Refiro-me a Ayrton Senna da Silva.

Em seu túmulo deixamos uma rosa branca,
lembrando do pombo branco 
que veio até o carro dos bombeiros 
durante o cortejo para seu sepultamento.


Com muita emoção fiz uma simples homenagem a ele 
e disse que era por todos brasileiros 
que gostariam de poder estar ali naquela hora.
Meu filho gravou dois pequenos vídeos.







Em Ímola, Itália, tem um monumento dedicado ao Senna. 
Fica num parque aberto ao público,
o Parco delle Acque Minerali.
A estátua de Ayrton Senna 
encontra-se próxima à grade que  separa 
o parque da curva Tamburello, 
local onde aconteceu o acidente.  
A escultura de bronze, está sobre granito cinza.





Do Ayrton seguimos para uma outra visita.
Fomos até o tumulo de Elis Regina.

Foi muito emocionante também.
O passado voltou como um filme na minha mente.
Minha juventude.




Da Elis fomos para o túmulo de Clodovil.
Um ser humano impecável, digno de todo nosso respeito.


Realizada por estar ali.
Lembrei de muita coisa da vida dele,
mas me detive em "conversar" com ele sobre 
a política no Brasil.
Não pude deixar de mencionar ali
 um projeto dele como deputado.

Em julho de 2008, o deputado Clodovil
apresentou à Mesa da Câmara
uma proposta de emenda à Constituição (PEC)
para reduzir o número de deputados 
de 513 para 250.
O projeto teve apoio de 279 parlamentares,
( eram necessários 172 votos para que fosse apresentado).
Infelizmente não passou.
Pelo projeto nenhuma Unidade da Federação
poderia ter menos de 4 deputados,
nem mais do que 35.
Agora a menor representação tem 8,
e a maior 70.
Se ... a PEC tivesse passado,
a redução de gastos mensais 
seria significadamente notável. 




E finalmente fomos para o túmulo de Ronald Golias.
Foi muita emoção  ... mas uma emoção alegre.

Agradeci muito a ele por toda alegria 
com que ele, sempre que aparecia, nos presenteava.
E realmente o senti bem vivo aqui no meu coração.
E foi sorrindo que relembramos as atuações dele.
Frases como ... UALA ...


A praça John Kennedy, 
localizada na região central de Serra Negra - SP, 
abriga a escultura de bronze 
em homenagem ao comediante Ronald Golias.




Terminadas as visitas, agora era a hora de lembrar
de meus entes queridos já falecidos.
Tinha rosas e velas mas não sabia onde depositar.
Perguntei a um servidor do cemitério 
onde poderia acender minhas velas 
e depositar minhas flores.
Muito educadamente ele me respondeu 
que tinha diversos velodromos por todo o campo,
 inclusive tem um aqui bem perto 
e nos apontou a árvore onde ficava um deles.

Caminhando em zig zag 
para não pisar em cima de ninguém,
chegamos ao velodromo.
Só que deparamos com algo 
que nos impressionou bastante.
Sem exagero, uma cena dantesca.
No velodromo, ardia uma língua de fogo,
que parecia querer destruir aquele pedaço de chão,
tamanha era a força que sentíamos no fogo.
Ao lado do velodromo tinha uma pequena imagem de Iemanjá.
Fui fazer a oferta das flores, 
e esperar aquela língua de fogo se acalmar, 
para acender minhas velas.
Mas a língua de fogo parecia não querer se acalmar.
Voltei minha atenção para o céu 
e comecei minha oração.
Passado um pouco meu filho me chama a atenção 
para uma coisa.
Disse-me ele:
- Mãe a santinha tá pegando fogo.
Não consegui entender o que via.
Realmente a imagem ardia em fogo.
Depois de queimada, a imagem ficou branquinha,
tombou para frente e se fez em pedacinhos.
Não imaginava um dia ver aquelas cenas,
e fomos fotografando.
Deixando aqui algumas fotos.











Nenhum comentário:

Postar um comentário